Covid vs. alergias: Saiba quando deve fazer o teste para o coronavírus
Embora o número de casos diários de Covid-19 não esteja a aumentar exponencialmente como em meados de janeiro, a pandemia está longe de acabar. Sendo que de quando em quando, surge uma nova variante mutante do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, que por sua vez representa um desafio adicional.
© Shutterstock
Lifestyle Contágio
Atualmente, a subvariante BA.2 da estirpe Ómicron do coronavírus, conhecida como 'Stealth Omicron' é a estirpe dominante em todo o mundo - tratando-se de uma variante que é caracterizada pele sua elevada taxa de transmissibilidade.
No entanto, os sinais da infeção causada por esta estirpe mutante são idênticos aos das típicas alergias sazonais, comuns na primavera, podendo dificultar o diagnóstico, conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India.
Leia Também: Covid grave: Quarta dose da Pfizer protege por pelo menos 6 semanas
Tanto a infeção por coronavírus como as alergias estão relacionadas com o sistema respiratório. A primeira é uma doença infeciosa causada por um vírus pertencente à família coronavírus e a segunda é uma resposta do sistema imunológico desencadeada pela exposição a alérgenos, como árvores ou pólen.
Alguns sinais comuns incluem:
. Tosse
. Dores de cabeça
. Cansaço
. Dor de garganta
. Espirro
. Comichão ou olhos lacrimejantes
. Nariz entupido ou corrimento nasal
Ora, para mitigar os riscos associados à doença da Covid-19, os especialistas listam determinadas situações específicas em que deve optar por se submeter a um teste de diagnóstico, nomeadamente: se frequenta com regularidade espaços lotados, como restaurantes, centros comerciais ou inclusive se usa transportes públicos; caso tenha estado inadvertidamente em contacto com pessoas que estavam infetadas com o vírus ou se interage com indivíduos com o sistema imunitário comprometido; e, claro está, se experienciar sintomas respiratórios.
Leia Também: Covid-19: Nove sintomas são acrescentados à lista oficial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com