É daqueles que detesta determinados barulhos? Então, talvez sofra de um distúrbio chamado misofonia ou Síndrome de Sensibilidade Seletiva a Sons, conforme explica um artigo publicado pelo site Nova Mulher.
O termo está associado a pessoas sensíveis, que sentem repulsa ou até mesmo irritação extrema quando escutam certos sons, como por exemplo mastigar, estalar os lábios, estalar os ossos e outros sons.
Esta síndrome - aparentemente inocente - pode inclusive provocar excesso de raiva e levar a que a pessoa afetada tenha que se afastar de imediato de quem ou da coisa que causa o barulho.
De acordo com o site Meganotícias, a origem da misofonia ainda está envolta em mistério, no entanto especialistas concordam que a síndrome é uma reação física e mental.
"Está presente em mais pessoas do que se imagina", diz a psicóloga Bárbara Lucendo ao Cuídate Plus. Mais ainda, a especialista refere que a misofonia pode agravar-se com o passar do tempo.
Sintomas
Caso tenha uma resposta fisiológica fortemente negativa a certos ruídos, sejam eles altos, baixos, feitos com a boca ou com outros objetos, pode ser que sofra de misofonia. Eis os principais sintomas:
. Irritação, aborrecimento ou repulsa ao escutar certos sons;
. Raiva, sentimentos de agressão ou até mesmo o desejo de agredir o perpetuador do barulho física ou verbalmente;
. Nervosismo ou desconforto;
. Sensação de ansiedade ou pânico;
. Sensação de pressão ou como se o peito estivesse apertado;
. Aumento das palpitações, temperatura ou pressão arterial.
Segundo os especialistas, as reações são facilmente identificadas e associadas mesmo instante em que o indivíduo ouve o ruído que o incomoda.
Leia Também: Cuidados a ter com a voz e os sintomas que jamais pode ignorar