Georgina estava grávida de um casal de gémeos, porém o menino não resistiu e perdeu a vida, foi divulgado esta segunda-feira, dia 18 de abril.
Conforme explica um artigo publicado pelo portal médico Web MD nenhuma gravidez está totalmente livre de riscos. Contudo, ter gémeos pode deixar a mãe e os bebés mais vulneráveis a complicações relacionadas à gravidez, incluindo parto prematuro e diabetes.
Com um bom cuidado pré-natal, aumentam significativamente as chances da mãe experienciar uma gravidez saudável e de ter igualmente bebés saudáveis - ainda que por vezes, e embora sejam tomados todos os cuidados devidos, possam surgir complicações.
Quais são os riscos?
Nascimento prematuro. Os gémeos nascem prematuramente em mais de metade das gravidezes. Ou seja, antes do final das 36 semanas de gravidez. Bebés prematuros podem ter vários problemas de saúde. Por vezes, podem ainda apresentar deficiências e mal formações a longo prazo.
Pouco peso. Mais de metade dos gémeos nascem com menos de 2.495 kg.
Os bebés correm assim um risco acrescido de problemas de saúde após o nascimento, tais como:
- Perda de visão e auditiva
- Deficiência mental
- Paralisia cerebral
Síndrome de transfusão gémeo-gémeo (TTTS). Esta condição afeta cerca de 10% dos gémeos idênticos, que compartilham uma placenta. TTTS desenvolve-se quando uma conexão entre os vasos sanguíneos dos bebés permite que um deles receba muito pouco sangue e o outro muito. A condição pode ser tratada com cirurgia a laser para selar a conexão do vaso ou com amniocentese para drenar o excesso de líquido amniótico.
Pré-eclâmpsia. Numa gravidez gemelar a mãe tem mais do dobro da probabilidade de desenvolver pré-eclâmpsia, comparativamente a mães grávidas de apenas um bebé.
A pré-eclâmpsia é marcada por:
- Pressão alta
- Inchaço
- Dores de cabeça
- Alterações na visão
Diabetes gestacional. Se desenvolver diabetes (níveis elevados de açúcar no sangue) durante a gravidez, os bebés podem crescer demasiado. Ora, o parto de bebés grandes aumenta o risco de complicações durante a ocorrência, e pode levar à necessidade de realizar uma cesariana. Os bebés também podem sofrer de problemas respiratórios e de baixo açúcar no sangue quando nascem. Seguir uma dieta equilibrada atenua o risco diabetes gestacional.
Anemia por deficiência de ferro. O défice de glóbulos vermelhos saudáveis devido à carência de ferro no organismo pode propiciar o nascimento prematuro dos bebés. Adicione ferro à sua dieta, como recomendado pelo seu médico.
Leia Também: Morreu um dos bebés de Cristiano Ronaldo e Georgina: "Estamos devastados"