Conforme explica um artigo publicado pelo jornal Mirror o cancro da boca, em particular, afeta mais homens do que mulheres, com quase o dobro de homens a serem diagnosticados com esse tipo de tumor a cada ano. No entanto, ao contrário de muitos outros cancros, quase 50% de todos os cancros da boca são evitáveis.
Embora deixar de fumar e melhorar a higiene oral ajude a prevenir os cancros orais, a Oral Health Foundation disse que a melhor maneira de "salvar a sua vida" consiste em estar atento à saúde da sua boca. Nove em 10 cancros da boca que são diagnosticados precocemente são tratáveis por cirurgia.
Leia Também: Vírus geneticamente modificado combate cancro do pâncreas avançado
Tal é extremamente importante, pois um cancro oral pode afetar quase qualquer parte da boca, sendo as áreas com partes moles as mais prováveis de serem afetadas. Isso inclui os lábios, gengivas, bochechas, língua e o céu da boca.
Ao contrário de outros tumores, o cancro da boca também pode ser detetado e verificado por um dentista, bem como por um médico, sendo ambos treinados na identificação de cancros da cabeça e pescoço. Ao ser detetado precocemente, os pacientes têm uma taxa de sobrevivência de 90%.
A Oral Health Foundation partilha quatro sinais de alerta precoce que pode detetar com um exame de saúde oral regular:
. Úlceras que levam mais de três semanas para curar;
. Manchas vermelhas ou brancas incomuns;
. Nódulos à volta do pescoço e do maxilar;
. Rouquidão persistente da garganta.
Qualquer pessoa que experiencie um desses sintomas deve consultar um dentista ou um médico. A Oral Health Foundation diz que mesmo que nada esteja seriamente errado a consulta pode "salvar-lhe vida".
Leia Também: Cientistas criam modelos de metástases cerebrais para os estudar melhor