Aversão a estes alimentos pode ser sinal precoce de cancro
A taxa de sobrevivência dos doentes oncológicos depende da fase na qual a doença é identificada, sendo o diagnóstico precoce fundamental. Como tal, deve estar atento aos sinais que o corpo dá para indicar que é urgente cuidar de si.
© Shutterstock
Lifestyle doenças oncológicas
Uma versão preliminar de um novo estudo sugere que a aversão a determinados alimentos pode ser o corpo a dar sinal de doença oncológica, revela o Daily Express.
O estudo revela que existem vários cancros que causam uma forte repulsa a, pelo menos, quatro alimentos. Citando o portal Além disso, relata alterações no paladar dos doentes.
Segundo a Cancer Net, citada pelo jornal Daily Express, os alimentos amargos, doces ou salgados podem apresentar um sabor diferente durante os tratamentos. O oncologista Thurstan Brewin, autor do estudo, chegou a estas conclusões após ter realizado uma investigação que envolveu milhares de doentes. Num relatório publicado na revista Clinical Radiology, destacou as frequentes aversões alimentares detectadas em um em cada quatro dos voluntários. "O sabor das salsichas alterou-se para dois homens", dois e três anos após o diagnóstico. Por sua vez, "duas mulheres com cancro do colo do útero demonstraram uma aversão por ovos", que se manifestou seis anos e quatro meses antes do diagnóstico.
Outro doente revela que "a perda do paladar tornou o queijo completamente intragável durante cinco anos antes do diagnóstico do cancro do colo do útero e durante três anos antes do diagnóstico de cancro do pulmão já inoperável". Uma vez mais, tudo estabilizou após a conclusão dos tratamentos de radioterapia.
O médico disse ainda que um homem de 44 anos lhe contou que comer queijo era quase como mascar pastilha elástica. Ainda assim, esta situação foi ultrapassada depois deste ter sido submetido a terapia.
Por fim, Thurstan Brewin refere que existiram várias queixas sobre o sabor "desagradável" do chá.
Num relatório publicado, em 2017, na revista Frontiers in Physiology, um grupo de investigadores destacaou a necessidade de reconhecer as alterações do paladar como uma manifestação de cancro. Os cientistas salientaram que pode ser um "sinal precoce alarmante". "Os sintomas mais angustiantes em doentes com cancro avançado são anomalias gastrointestinais."
A American Cancer Society explica que as alterações no paladar são, habitualmente, causadas por tumores na zona da cabeça e pescoço.
Leia Também: Incontinência urinária. "É uma doença tratável, não uma fatalidade"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com