Já reparou que muitos produtos de cosmética contêm este ingrediente na sua composição? Nunca a vitamina C foi tão popular e, na verdade, isso não é obra do acaso. Crescemos a ler e a ouvir dizer que é um indispensável à mesa e fonte de vitalidade, porque ajuda a fortalecer o sistema imunitário. O que talvez não saiba é que o seu potencial vai muito além da alimentação.
Reconhecida por ser um poderoso agente antioxidante, proporciona à pele uma proteção contra o stress oxidante e é especialmente indicada para o tratamento de manchas, na maior parte dos casos benignas, mas que, do ponto de vista estético, podem ser muito incomodativas. Dúvidas houvesse quanto à sua eficácia, a Garnier lançou recentemente uma gama completa de 'skincare' com vitamina C. A promessa é apenas uma: garantir uma tez uniforme, com aspeto saudável e luminoso.
"Graças às suas propriedades antioxidantes, [a vitamina C] permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar", resume Ana Sofia Amaral, Regulatory & Scientific Affairs director da L’Oréal Portugal, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
Ana Sofia Amaral
O que é a vitamina C?
A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, dissolve-se em água. Podemos encontrá-la em frutos e em legumes coloridos, como a laranja, o limão, a toranja, o kiwi, o morango, os brócolos ou o pimentão vermelho.
Encontramos vitamina C, como ingrediente importante nos produtos cosméticos sob diferentes formas: como ácido ascórbico ou vitamina C pura, comumente conhecida como vitamina C, ou como derivado da vitamina C, como por exemplo a vitamina C glicosilada, chamada vitamina CG (ascorbyl glucoside).
Permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol
Na cosmética, que funções desempenha?
É utilizada pelas suas propriedades antioxidantes, de redução da hiperpigmentação e antienvelhecimento. Graças às suas propriedades antioxidantes, [a vitamina C] permite reduzir, por exemplo, a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar.
Quais os benefícios da vitamina C para o rosto?
Ajuda a homogeneizar a tez e confere luminosidade à pele. Essa propriedade faz dela um ingrediente de eleição para os produtos de 'peeling'. A vitamina CG é particularmente utilizada pelas suas propriedades de homogeneidade da tez. Sendo um precursor da vitamina C, em presença de certas substâncias à superfície da pele, esta vai libertar vitamina C.
Onde é que podemos encontrá-la?
Na L’Oréal, por exemplo, utilizamos várias fontes de vitamina C, cuja maioria é renovável. Utilizamos vitamina C nos nossos produtos de cuidados anti-envelhecimento, principalmente pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e pelos seus benefícios para a luminosidade e a homogeneidade da tez. Um programa de parceria permite-nos obter uma vitamina C de origem natural, segundo um processo de fabricação que está em conformidade com os princípios da química verde (processo que utiliza um mínimo de energia e de água, e gera um mínimo de resíduos). A vitamina CG que utilizamos é exclusivamente de origem natural.
Sendo a vitamina C sensível à luz, é formulada em condições que favorecem a sua estabilidade. Os produtos que têm vitamina C na sua composição são normalmente acondicionados em frascos de tipo 'airless' sem entrada de ar ou em tubos opacos. Utilizamos igualmente formas de vitamina C micro-encapsuladas.
Leia Também: Os novos imprescindíveis para a sua rotina de beleza e cuidados de pele
Qual é a melhor maneira de usar vitamina C na pele?
Sempre seguindo as instruções que as marcas colocam nos seus produtos, pois são elas que conhecem profundamente as suas fórmulas e como devem ser utilizadas para que tenham uma máxima eficácia.
Quando procuramos um produto devemos ter atenção à formulação
O uso desta vitamina na pele acarreta efeitos colaterais?
É normalmente uma molécula bem tolerada, mas depende da formulação onde está inserida e se essa é adaptada à pessoa que a vai utilizar.
Deve ser usada a partir de que idade?
É difícil estabelecer uma idade a partir da qual se podem utilizar estes produtos, pois depende muito da forma como estão formulados e dos benefícios que reivindicam. Quando procuramos um produto devemos ter atenção à formulação. Esta deve responder por um lado às preocupações que temos com a nossa pele (manchas provocadas pela excessiva exposição ao sol, ou rugas mais ou menos profundas, sentir a pele baça) e, por outro lado, que esteja adaptada a características (se a pele é seca, ou oleosa, se prefiro um produto com perfume ou sem, e ainda se é uma pele mais ou menos sensível). É por isto que as marcas tentam oferecer diferentes formulações, muitas vezes com o mesmo ingrediente estrela, como é o caso da vitamina C, mas que são adaptados depois a diferentes idades, tipos de pele e formas de aplicação.
Leia Também: As manchas no rosto têm os dias contados com esta gama
E funciona em todo os tipos de pele?
Sim, desde que na formulação adaptada ao tipo de pele.
Pode ser usada por grávidas?
Tanto quanto é do meu conhecimento, não existe nenhum impedimento para utilização de cosméticos com vitamina C por grávidas. No entanto, em relação às grávidas, devem sempre falar com o seu médico. Durante a gravidez não é o bom momento para experimentarmos produtos que normalmente não utilizamos.
A vitamina C pode ser combinada com outros ingredientes como o ácido hialurónico?
É tudo uma questão de ciência. O que quero dizer com isto é que podemos combinar estes ingredientes, mas que estas combinações têm que ser feitas tendo em consideração, nomeadamente, a formulação, a sua estabilidade e a concentração dos ingredientes. Tudo isto depende do conhecimento e inovação das marcas e dos seus laboratórios.
Leia Também: Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?