As bebidas alcoólicas fazem parte do dia-a-dia de vários portugueses e, normalmente, não são associadas a consequências negativas, mas só quando se bebe em moderação. Para confirmar esta ideia, um estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, diz que indivíduos que bebam cinco ou mais bebidas de seguida, em apenas um dia, de forma regular, podem ter que lidar com consequências negativas.
Os autores do estudo são Rudolf Moos e Charles Holahan, professores universitários na Standford University School of Medicine. Juntos analisaram o comportamento de mais de mil americanos e chegaram à conclusão que muitos das pessoas com mais de 30 anos que bebem de forma moderada, na realidade, bebem em excesso ao fim de semana.
Holahan explicou à CNN que isto significa que um indivíduo que consuma um total de sete bebidas a um sábado, por exemplo, corre um maior risco de criar problemas do que outro que beba apenas um copo, diariamente, mesmo que o número total de bebidas seja o mesmo.
As pessoas que criam este tipo de hábitos contam com cinco vezes mais probabilidade de começar a ter problemas relacionados com álcool, nomeadamente, dificuldade em desempenhar tarefas simples do dia-a-dia.
Leia Também: Ansiedade, depressão e alcoolismo foram mais agravados pela pandemia