Um estudo publicado no Cancer Science encontrou evidências que sustentam que o consumo de pickles contribui para um aumento do risco de desenvolvimento de cancro do estômago, também designado cancro gástrico, um dos tipos de cancro do sistema digestivo.
Para determinarem se a ingestão de vegetais frescos e em pickles tem efeitos diferentes no risco de cancro do estômago nas populações japonesas e coreanas, os investigadores realizaram uma meta-análise de relatórios epidemiológicos já publicados. Os especialistas concluíram que a incidência do cancro do estômago permaneceu elevada, apesar do consumo elevado de legumes.
"Constatámos que o consumo elevado de vegetais frescos estava significativamente associado a um risco reduzido de cancro gástrico. No entanto, o consumo elevado de vegetais em conserva estava muito associado a um risco acrescido de cancro", escreveram os autores do estudo. Os cientistas acreditam que isto se deve ao facto de estes alimentos serem extremamente ricos em sal.
Eis, de acordo com a rede portuguesa de hospitais CUF, os principais sintomas de cancro do estômago:
Sintomas dos estadios iniciais de cancro do estômago:
- Indigestão ou desconforto gástrico;
- Enfartamento depois de comer;
- Discreta náusea;
- Perda de apetite;
- Sensação de queimadura (pirose).
Sintomas dos estadios avançados de cancro do estômago:
- Sangue nas fezes;
- Vómitos;
- Perda de peso sem razão;
- Dor gástrica;
- Icterícia;
- Acumulação de líquido na cavidade abdominal (ascite);
- Dificuldade em engolir.
Caso suspeite que possa estar doente, deve consultar o mais brevemente possível um gastrenterologista, cirurgião geral ou oncologista.
Leia Também: Tem o mesmo gene 'defeituoso' de Angelina Jolie? Esta notícia é para si