Cientistas do National Institute of Health descobriram que diferentes vírus que atacam o estômago e que provocam sintomas como diarreia e náuseas podem ser transmitidos através da saliva.
O estudo, publicado no Nature, sugere que atos como tossir, falar, espirrar, partilhar alimentos e até utensílios podem ajudar à transmissão destes vírus.
Uma descoberta deste género pode ajudar, segundo o National Institute of Health, a explicar o número elevado de infeções deste género já que, até agora, se pensava que apenas se podiam transmitir através de contaminação fecal.
Para chegarem a estas conclusões, os investigadores alimentaram um grupo de ratos recém-nascidos, com menos de 10 dias, com 'norovirus' ou 'rotavirus' - dois vírus muito comuns que afetam o estômago. Depois libertaram os animais nas suas jaulas e deixaram que se alimentassem com leite materno, vindo diretamente das mães.
Quando analisaram os animais perceberam que as mães estavam a desenvolver estes vírus no tecido mamário. Para entender como é que isto aconteceu os cientistas fizeram vários testes chegando à conclusão que o vírus tinha sido transmitido através da saliva dos ratos recém-nascidos.
Os investigadores realçam que é necessário confirmar estas descobertas em estudos com humanos.
Leia Também: Algo não está bem! Preste atenção a este sintoma nas idas ao WC