Que o açúcar não faz bem a nada já tomos sabemos. O que talvez não imagine é que, da fruta ao mel, existem várias alternativas que podem ajudar a substituir o açúcar.
Com isso em mente, a rede portuguesa de hospitais CUF reuniu cinco substitutos mais saudáveis. Veja abaixo:
1- Fruta
"Pode optar por fruta fresca ou congelada, adicionando, por exemplo, uma banana, puré de maçã ou frutos vermelhos a um iogurte natural."
2- Especiarias
"Experimente juntar um pouco de canela, por exemplo, no café."
3- Mel
"Pode ser utilizado para adoçar e dar sabor a vários alimentos, como bebidas quentes, torradas, papas de aveia, leite e iogurte." Contudo, a CUF alerta: "Bebés com menos de 12 meses não devem consumir açúcar refinado nem mel, pois, além do elevado conteúdo calórico, pode conter esporos da bactéria que causa botulismo. O xarope de agave também não deve ser dado a bebés, pois não é pasteurizado."
4- Xarope de agave
Também neste caso a CUF ressalva: "Embora tenha um índice glicémico ligeiramente inferior ao do açúcar, o xarope de agave também aumenta os nossos níveis de açúcar no sangue."
5- Stevia
No caso de pessoas que sofrem de pré-diabetes ou de diabetes, a stevia pode ser uma alternativa em relação ao açúcar refinado. "Mas não se esqueça que a stevia é 200 vezes mais doce que o açúcar."
Leia Também: Diabetes. Os 'vilões' e alimentos que precisa mesmo de começar a comer