A queda de cabelo, especialmente nesta altura do ano, é muito comum. No entanto, é essencial saber porque é que acontece e qual é a quantidade normal de cabelo que se pode perder num dia. Para esclarecer todas as dúvidas, a Shape falou com especialistas.
Todos os fios de cabelo passam por um ciclo de crescimento que é dividido em quatro fases: crescimento, intermediário, repouso e queda.
Normalmente, uma pessoa perde até cem fios de cabelo todos os dias, durante a fase de queda. Não é um número alto tendo em conta que "cada um tem, em média, cento e vinte mil folículos capilares no couro cabeludo", explica a revista.
Existem diferentes fatores que podem fazer com este número aumente e se comece a perder mais cabelo. As três circunstâncias mais comuns são: 'telogen effluvium', gravidez e níveis baixos de ferro.
Leia Também: Como conseguir o penteado perfeito sem sair de casa
A primeira refere-se à perda de cabelo em excesso devido a stress, doença ou mudanças relacionadas com o pós-parto. Esta condição pode triplicar o número de cabelos que se perde diariamente.
A gravidez também aumenta queda de cabelo, mas, normalmente, é só no início. A partir de uma determinada fase, o cabelo começa a ficar mais forte e a cair em quantidades muito pequenas. Muitas pessoas que têm os níveis de ferro baixos também sofrem de uma queda de cabelo mais acentuada.
Para tentar perceber se a quantidade de cabelo que está a cair é normal é essencial que confie no seu instinto e esteja atento, por exemplo: se estiver a perder mais cabelo, tente saber quanto tempo é que essa fase está a durar. Também pode tentar identificar algum acontecimento que pode ter desencadeado este excesso de queda de cabelo.
Deve ir ao médico se estiver preocupado ou se a queda de cabelo anormal durar mais de doze semanas. Também se justifica uma visita a um especialista que se for algo recorrente - que para e começa - ou se começar a encontrar peladas na cabeça.
Leia Também: Alimentos imprescindíveis que mantêm o cabelo saudável nos dias de sol