Os espargos são aquele tipo de vegetais que divide as pessoas - há quem adore e há quem deteste -, mas a verdade é que fazem muito bem à saúde e, por isso, são uma boa adição a qualquer refeição. Aliás já foi, em tempos, considerado o "rei dos vegetais", diz a revista Shape.
Trata-se de um vegetal nativo do Mediterrâneo, faz parte da família das cebolas e do alho francês, e têm muitos nutrientes como Vitamina C, K e B9. Além disto, são ricos em antioxidantes, fibras que ajudam à digestão e ainda minerais essenciais como o cálcio, magnésio e ferro.
Graças a todas estas características os espargos têm muitos benefícios para a saúde, explica a revista, que consultou diferentes especialistas em alimentação para perceber as vantagens de adicionar mais espargos à sua dieta.
Afastam algumas condições crónicas
Os níveis elevados de antioxidantes deste vegetal ajudam a combater os "radicais livres" - moléculas instáveis que podem causar danos no organismo ao danificar as células. Estes "radicais livres" em excesso podem levar a diagnósticos como doenças cardíacas, renais cancro e distúrbios pulmonares.
Leia Também: Os benefícios das cerejas que provavelmente não conhece
Ajudam a uma gravidez saudável
Ter uma boa dose de Vitamina B9 - que pode consumir através dos espargos - enquanto se está a tentar engravidar ou já depois de estar grávida é essencial para reduzir o risco de defeitos congénitos e parto prematuro.
São essenciais para a saúde digestiva
Os espargos são uma ótima fonte de fibra, o que é muito boa notícia para o seu intestino - ajudam a regular os movimentos intestinais. A maior parte da fibra dos espargos é insolúvel - o tipo que não se dissolve na água - que adiciona volume às fezes, "ajudando os movimentos intestinais a passar mais facilmente e com mais frequência".
Fazem bem ao coração
A fibra nos espargos ajuda a diminuir os níveis de colesterol mau que, normalmente, aumentam o risco de doenças cardíacas. Além disto, os caules do vegetal são ricos em potássio, um mineral essencial para controlar a pressão arterial.
Controlam os níveis de açúcar no sangue
A fibra dos espargos pode ajudar a tornar a desacelerar a digestão dos alimentos, fazendo com que a absorção de açúcar seja mais lenta. Isto pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue algo que pode provocar diabetes tipo dois.
Fazem bem aos ossos
É, provavelmente, o benefício mais desconhecido dos espargos. Como são vegetais ricos em cálcio - essencial para a saúde óssea - e em Vitamina K - que ajudam a produzir uma proteína necessária para a formação óssea.
Leia Também: 6 alimentos ricos em fibra que vão melhorar a sua saúde digestiva