Com o calor é provável que veja cada vez mais pessoas a fazer exercício ao ar livre, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para garantir que o treino corre bem, especialmente, nos dias mais quentes.
Se quiser sair do ginásio e fazer um treino ao ar livre pode (e deve), mas é necessário ler as dicas do Urban Sports Club - um projeto com ginásios espalhados pelo país -, antes de sair de casa.
O primeiro conselho é que deve optar pelas horas de menos calor tal como se faz nas idas à praia. É que a exposição direta ao sol e temperaturas elevadas podem fazer com que fique desidratado e sofra uma insolação. Normalmente, o ideal é treinar logo pela manhã ou ao final da tarde, porque são os períodos do dia em que os raios solares não estão tão fortes e a temperatura é mais amena.
Também não se pode esquecer do protetor solar. A sua aplicação deve ser uma parte essencial da rotina nos dias em que fizer exercício ao ar livre. O ideal é que se mantenha este hábito mesmo que a atividade seja maioritariamente praticada à sombra.
É essencial que se mantenha hidratado enquanto faz exercício, algo que se torna ainda mais importante em dias de calor extremo e treinos no exterior, já que suamos e perdemos muitos líquidos. Tenha sempre uma garrafa de água consigo e faça pausas no treino para beber.
Aposte num vestuário leve, respirável, absorvente e sem algodão e, nos dias em que sol estiver muito forte, leve chapéu e óculos de sol.
Leia Também: Fazer exercício não resulta sem uma dieta equilibrada, diz estudo