Entre os substitutos da carne o tofu é, sem dúvida, o mais popular, no entanto, é muitas vezes caracterizado como um alimento "aborrecido" ou "sem sabor". Na realidade, quando é bem preparado, o tofu pode ser uma ótima adição a qualquer prato - é muito usado na gastronomia asiática, por exemplo - que traz muitos benefícios para a sua saúde.
O tofu, feito a partir de soja, é um alimento recheado de vitaminas e minerais, explica a revista Shape, como magnésio, cálcio e muita proteína - contém nove aminoácidos essenciais essenciais e que não são produzidos pelo corpo, ou seja, só os podemos consumir através de alimentos. Tendo tudo isto em conta é fácil de perceber porque é que o tofu faz bem à saúde.
Faz bem aos ossos
Toda a gente já ouviu falar sobre a importância do cálcio e do leite para se conseguir ter ossos fortes, no entanto, é possível substitui-lo por outros alimentos que fazem o mesmo efeito. É o caso do tofu que tem cerca de 861 miligramas de cálcio por porção, número que se aproxima, a passos largos, da dose diária recomendada de mil miligramas.
Leia Também: O fruto instagramável que ataca o colesterol perigosamente elevado
Baixa os níveis de colesterol
Na sua composição o tofu não tem colesterol e, por isso, é uma boa opção para quem está a tentar diminuir a ingestão de colesterol. Além disto, também ajuda a reduzir os níveis do colesterol "mau", graças ao seu teor elevado de isoflavonas - compostos vegetais que se comportam como estrogénio e que são muito eficientes a prevenir doenças cardíacas.
Reduz o risco de doenças cardíacas
Tal como foi mencionado em cima, as isoflavonas que se encontram no tofu ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, mas não é tudo. Este alimento também consegue inibir proteínas que podem causar inflamação e contribuir para diferentes condições crónicas.
Melhora a saúde do seu sistema imunitário
O tofu tem cerca de dois microgramas de zinco - tão benéfico como a Vitamina C - por porção. Característica que apoio o sistema imunitário regulando a função de vários componentes-chave do corpo como os macrófagos, os neutrófilos e os linfócitos T.
Leia Também: Os benefícios que os espargos podem ter para a sua saúde