Covid-19. Adolescentes estão mais em risco do que adultos, diz estudo

É a conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos da América e publicado esta semana.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/07/2022 09:00 ‧ 20/07/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Desde o início da pandemia que se afirma que as crianças e os adolescentes são os menos afetados pela Covid-19, no entanto, um estudo, publicado esta semana, concluiu que os adolescentes e jovens estão mais em risco de contrair este vírus. 

O estudo foi realizado por investigadores da Touro University e da New York Medical College - entidade parceira - que analisaram apenas pessoas americanas, durante o outono de 2020, antes de as vacinas estarem em circulação. 

Publicado no JAMA, os investigadores descobriram que, em 16 dos 19 estados americanos estudados, as taxas de infeção são, significativamente maiores entre adolescentes e jovens, quando comparadas aos números registados entre adultos mais velhos - com mais de 65 anos. Aliás, em determinados casos, as taxas são duas vezes maiores. 

Um dos maiores objetivos dos investigadores era abordar as falhas dos estudos publicados anteriormente, por exemplo, alguns foram realizados quando as escolas estavam fechadas - fator que reduziu a exposição desta faixa etária ao vírus. Além disto, no início da pandemia,  os jovens não eram tão testados como os adultos, explicam, e, por isso, os dados destes meses podem não ser os mais exatos.  

Leia Também: Covid-19. Vírus pode "esconder-se" no seu congelador durante semanas

O estudo analisou os dados de pessoas que vivem em estados que sofreram de um elevado número de casos da variante original do SARS-CoV-2 no outono de 2020. Nesta altura ainda não existiam vacinas no mercado e para os cientistas é algo importante de destacar porque "significa que as descobertas não podem ser atribuídas aos efeitos da vacinação", explicou, ao portal online News Medical, uma das coautoras do estudo Barbara Rumain, professora na Touro University.

Além disto, os autores do estudo acreditam que o risco pode ser ainda maior, porque adolescentes e jovens são não apresentam, geralmente, sintomas e são pouco testados, o que pode influenciar a quantidade de casos que é registado diariamente. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. Estudo revela como a vacinação influencia a menstruação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas