É provável que já saiba que o stress pode provocar problemas que reduzem, significativamente, a qualidade de vida, mas sabia que também podem prejudicar a visão? É o que dizem os especialistas ao Hippocratic Post, plataforma especializada no universo da saúde.
Quando está mais nervoso, além de ficar com a respiração e batimentos cardíacos mais acelerados, é provável que as suas pupilas comecem a dilatar - uma tentativa do corpo de melhorar a visão quando se está neste estado. Isto significa que estar, regularmente, sobre o efeito de stress pode resultar, a longo prazo, em problemas como visão turva e sensibilidade à luz.
Quem o explica é Roshni Patel, oftalmologista, acrescentando que o stress também pode causar tremores involuntários nos olhos, excesso ou falta de humidade e até fadiga ocular. Normalmente, são todos sintomas temporários, no entanto, se persistirem é essencial ir ao médico, avisa.
Leia Também: 5 dicas essenciais para cuidar da saúde dos olhos nos festivais de verão
A plataforma também cita um estudo, publicado em 2018, que revelou que os níveis de cortisol (a hormona do stress) elevados podem causar um desequilíbrio na visão e resultar em problemas mais graves como glaucoma e neuropatia ótica.
Para prevenir problemas Raj Maturi, especialista e representante da American Academy, recomenda que se criem determinados hábitos, por exemplo, tirar pausas de 20 em 20 minutos, quando se passa muito tempo à frente de um ecrã. "É essencial que olhe para uma distância de pelo menos seis metros durante 20 segundos", explica. Isto vai permitir que os olhos mudem de foco e vai diminuir sintomas de stress.
O primeiro passo é estar atento a todos os sinais para perceber se os seus problemas de visão estão mesmo relacionados com o stress. Sempre que a situação piorar ou persistir deve ir ao médico.
Leia Também: Saiba o que pode estar a provocar dores 'atrás dos olhos'