Existem, pelo menos, cinco alterações na pele que podem indicar se um individuo sofre de diabetes e, se não forem tratadas a tempo, algumas delas podem até conduzir à ulceração e amputação do membro inferior, como escreve o portal Metrópoles.
Veja abaixo quais são:
Leia Também: Diabetes. Os 'vilões' e alimentos que precisa mesmo de começar a comer
1- Acantose nigricans
É mais comum na diabetes tipo 2 e caracteriza-se por pela presença de manchas escuras no pescoço, axilas ou virilha. Nestas zonas do corpo, a superfície cutânea torna-se mais espessa e com uma textura aveludada. O aparecimentos destas manchas está relacionado com excesso de insulina no sangue.
2- Fibroma mole
São lesões frequentes, semelhantes a verrugas, com textura mole, e completamente benignas. Costumam surgir no pescoço, no rosto e nas axilas. Estão associadas à acantose nigricans e podem ser retirados por dermatologistas.
3- Dermopatia
Muito comum em idosos, consiste em manchas indolores e acastanhadas, parecidas a cicatrizes, que ocorrem com mais frequências na zona abaixo do joelho, mas também nos cotovelos, tronco e abdômen.
4- Xantoma cutâneo
Pequenas lesões amareladas, formadas por gorduras que podem surgir, sobretudo, nos tendões, pele, mãos, pés, glúteos e joelhos. Estão relacionadas com alterações nos triglicéridos (gorduras que resultam da transformação de alimentos, nomeadamente hidratos de carbono e gorduras, e que circulam no nosso sangue). Também se manifestam devido a doenças metabólicas e condições genéticas.
Leia Também: Diabetes. Jamais ignore estes sete sintomas na boca
5- Micoses
São infeções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos, e que reduzem as defesas do hospedeiro. É comum em pessoas com diabetes descontrolada ou por diagnosticar.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: Seis sinais preocupantes (e subtis) na pele que podem indicar diabetes