Considerado um 'inimigo silencioso', o colesterol pode provocar queda de cabelo e promover o crescimentos de fios brancos, revela um estudo liderado por investigadores da Universidade John Hopkins.
Para chegarem a esta conclusão, os cientistas dividiram ratos de laboratórios em dois grupos: um com elevado colesterol e outro com uma alimentação equilibrados. Entre os ratos que apresentavam mais gordura, 75% apresentaram queda de cabelo e fios brancos.
"Acreditamos que ocorre um processo semelhante nos homens", apontam os autores do estudo.
Leia Também: Queda de cabelo, falta de desejo sexual e outros sintomas de Covid longa
Recorde-se que colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz, essencial para o desempenho de funções vitais, e que circula no sangue. Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. O problema? Muitas vezes não se dá por ele até acontecer o pior.
Leia Também: Adeus cabelo com aspeto de palha! 10 champôs com óleo de argão
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Cabelo em queda livre? Experimente este potente sumo o quanto antes