Grande parte das casas em Portugal têm o problema de ser demasiado frias durante o inverno e muito quentes por altura do verão. Nos meses mais quentes (mas também nos frios), o ar condicionado pode ser uma solução. Nem todos o têm, mas existem formas práticas de arrefecer a habitação sem precisar deste equipamento.
O jornal espanhol ABC apresentou alguns truques rápidos e económicos que não vão fazer disparar a conta da eletricidade no final do mês. Conheça-os.
Leia Também: Julho dos meses mais quentes jamais registados no mundo
Faça isolamento térmico com as persianas
Nas horas do dia em que recebem sol diretamente, é melhor fechar as persianas das janelas. Nesta altura, o ideal é mesmo fechar as portas e as cortinas para evitar qualquer entrada de luz e calor.
Ventilar a casa quando a temperatura está mais baixa
É durante as primeiras horas da manhã e durante a noite que deve usar este truque. Crie correntes de ar nesta altura do dia em que o ar no exterior está mais fresco.
Crie mais correntes de ar
Em divisões opostas da casa devem ser abertas as janelas para criar estas correntes de forma mais eficaz. As que dão para uma rua maior, e com mais movimento, devem ser abertas na totalidade. As outras, para um pátio ou traseiras, não devem ser na totalidade.
© ShutterStock
Use equipamentos que fazem circulação de ar
Um ventilador não ajuda a arrefecer o ambiente de uma casa, uma vez que se limita a empurrar o ar que já estava quente. Existem em lojas alguns equipamentos que ajudam a fazer a circulação do ar, ao mesmo tempo que o tornam mais frio. Se tiver ventilador de teto, por exemplo, pode fazer com que as pás girem no sentido contrário, tudo para que o ar quente seja empurrado para cima.
Se tiver toldos, esta é uma boa altura para os usar
Quando estiver nas horas de maior calor é importante que baixe os toldos. Desta forma irá evitar que grande parte do calor entre pela casa. Toldos mais escuros têm mais capacidade de reter o calor.
Desligue os eletrodomésticos
Os equipamentos eletrónicos geram calor e estão constantemente a propagá-lo pela casa. O ideal é desligá-los por completo quando não os está a usar. É o caso de máquinas de lavar ou fornos elétricos. Se os precisar mesmo de usar, o ideal é que seja durante a noite.
© ShutterStock
Espalhar plantas pela casa
Caso tenha plantas no exterior, deve trazê-las para dentro de casa durante a noite. Tê-las nas fachadas também é um bom truque a fazer. A língua de tigre e a ‘ficus’ são algumas das que absorvem mais o calor.
Coloque lâmpadas ‘led’ por toda a casa
Tanto são uma opção eficiente como menos quente no que diz respeito à temperatura da casa. A fatura da luz também vai agradecer no final do mês.
Leia Também: Subida das rendas de casas 'prime' supera crescimento do valor de venda?