Correr é sempre mais agradável quando as temperaturas estão amenas, no entanto, não pode deixar que o calor o assuste. É que para correr, em segurança, nos dias mais quentes, só precisa de fazer alguns ajustes na sua rotina.
A Shape afirma que com um bom plano e o equipamento certo nada o vai parar. Para o ajudar a revista falou com especialistas em exercício que deram dicas muitos úteis.
O primeiro passo é planear as suas corridas para os horários em que as temperaturas estão mais baixas. É também importante que se comece a hidratar antes de sair para correr. Então, quatro horas antes comece a beber água, enriquecida com eletrólitos, assim vai conseguir manter o equilíbrio certo de fluidos durante a corrida. Já se estiver a planear uma corrida, particularmente, longa coma algo rico em sódio antes de começar.
Leia Também: Como tratar das pessoas mais velhas nos dias mais quentes do ano
Deixe as roupas de desporto feitas de algodão em casa. Opte por materiais mais leves, que sequem rápido, como o poliéster ou o nylon, acrescenta a revista. Quando se faz exercício no exterior também é essencial usar protetor solar.
Fazer um alongamento mais curto também pode ajudar. Normalmente, é um passo essencial para aumentar o fluxo sanguíneo e preparar os músculos, no entanto, com o tempo quente isto acontece mais rápido.
Ficar atento a sinais de desidratação e exaustão é essencial. Dores de cabeça, náuseas e tonturas são alguns dos sintomas mais comuns e se começar a sentir algum deve parar, na sombra, e beber água. Não se esqueça da garrafa de água em casa. Quanto mais hidratado estiver, mais fino o seu sangue estará, algo que vai permitir com que circule melhor.
Para recuperar, quando terminar a corrida faça, novamente, alongamentos. Tomar um banho ou duche gelado é uma boa forma de baixar a temperatura corporal para que fique normal. É também essencial que nas horas após a corrida continue a beber água.
Leia Também: Cinco exercícios (super simples) para queimar gordura sem sair de casa