É preciso ter cuidado com alguns alimentos, que tem em casa, porque podem ser tóxicos para os seus animais de estimação. No entanto, também é importante que se preocupe com o contacto com plantas e flores, porque a ingestão de algumas pode deixar cães ou gatos doentes.
O Huffpost, agregador de blogues americano, criou uma lista, muito útil, com várias plantas e flores que podem ser tóxicas para animais.
Lírios
Renee Schmid, veterinária, afirma que a ingestão de lírios pode causar vómitos, diarreia e dor de estômago em cães, além disto, certos tipos desta flor, podem ser fatais para gatos.
Evite ter em casa espécies, como 'lilium' e 'hemerocallis', que podem provocar insuficiência renal aguda, em gatos. Assim como convallaria cuja ingestão causa intoxicação e batimentos cardíacos irregulares.
Leia Também: Estas são as frutas que nunca deve dar ao seu gato
Mamona
É uma planta tropical muito usada pelos americanos e é altamente tóxica para cães e gatos. Os seus feijões não podem mesmo ser consumidos por animais porque podem resultar em insuficiência renal e morte.
Os sintomas de uma intoxicação, provocada por esta planta, incluem perda de apetite, sede em excesso, fraqueza, tremores, suores, dificuldades na respiração, entre outros.
Oleandro
Todas as partes desta planta são extremamente tóxica para cães e gatos. A sua ingestão pode resultar em vómitos, diarreia, arritmia e até mesmo a morte.
Dedaleira
É uma planta de jardim muito comum, mas contém componentes químicos tóxicos para cães e gatos, podendo causar insuficiência cardíaca.
Tulipas, narcisos e jacintos
São flores populares, principalmente na primavera, e quem tem animais de estimação deve preocupar-se apenas com o bulbo que está plantado. É uma parte extremamente tóxica e que pode provocar, se ingerida, alterações na pressão arterial e na frequência e ritmo cardíaco.
Palmeira sagu
Para gatos e, principalmente, cães consumir um pequena quantidade das folhas desta planta pode ter consequências graves ou fatais. É possível que sofram de insuficiência hepática e desconforto no estômago.
Azáleas
Estas e outras plantas da mesma espécie podem ser tóxicas quando consumidas em grandes quantidades. Têm toxinas que podem causar alterações na pressão arterial e na frequência e ritmo cardíaco.
Trevos
Plantas da espécie oxalis, como os trevos, ou oxalis triangularis, são tóxicas para os seus animais de estimação. Quando consumidas podem procurar insuficiência renal.
Leia Também: Os alimentos que nunca deve dar ao seu cão (podem ser tóxicos)