A partir de uma certa idade tirar uns minutos, durante o dia, para fazer uma caminhada, ou qualquer outro tipo de atividade física, pode reduzir o risco de Alzheimer, segundo um novo estudo.
Para este estudo, publicado na revista científica Neurology, foi analisada uma amostra composta por 2,550 pessoas, habitantes de Bonn, na Alemanha, com idades entre os 30 e 94 anos. Todos usaram um dispositivo para monitorizar a sua atividade física durante sete dias. Também foram realizados diferentes exames para saber o estado de saúde do cérebro de cada um.
Com estes dados, os investigadores alemães conseguiram perceber que a atividade física estimula todas as áreas do cérebro, especialmente, aquelas que são responsáveis pela memória. Algo essencial para prevenir diferentes tipos de demência. Além disto, também foi possível concluir que a atividade física, mesmo em quantidades mínimas, é benéfica, em particular, para pessoas com mais de 70 anos.
"Os resultados do nosso estudo indicam que mesmo pequenas mudanças comportamentais, como caminhar 15 minutos por dia ou subir as escadas, em vez do elevador, podem ter um efeito positivo substancial no cérebro e potencialmente neutralizar a perda de massa cerebral relacionada com a idade e com o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas", disse Ahmad Aziz, autor principal do estudo, em comunicado.
Leia Também: Comer uvas (regularmente) dá-lhe anos de vida e previne doenças graves