O consumo de bebidas gaseificadas está diretamente relacionado com o desenvolvimento de retinopatia diabética, uma complicação vascular da diabetes e a principal causa de cegueira evitável nos adultos. A doença é causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina e, como o nome indica, afeta a retina, podendo provocar perda de visão e cegueira.
Segundo um estudo, realizado em 2018, é de evitar a ingestão de mais de quatro refrigerantes por semana, uma vez que estes contribuem para o diagnóstico de retinopatia diabética proliferativa, o tipo mais grave da doença. Caracteriza-se por vários problemas, incluindo neovasos (novos vasos sanguíneos, mais frágeis, que podem romper e sangrar, causando hemorragia vítrea), descolamento da retina e problemas na mácula.
Os sintomas incluem pontos flutuantes e perda de visão, quer central, quer periférica.
Leia Também: 'Inimigo silencioso'. Sintomas pouco conhecidos que jamais deve ignorar
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: O superalimento que já devia estar a comer para evitar morte prematura