Pare de comer carne vermelha todos os dias. Está a fazer mal ao coração

Descubra as razões. As conclusões são de um estudo recente.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
17/08/2022 12:19 ‧ 17/08/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um estudo da Friedman School of Nutrition Science and Policy, nos Estados Unidos, mostra que comer carne vermelha todos os dias pode ser prejudicial para o coração. 

Os investigadores concluíram que existe mesmo uma relação com a aterosclerose, uma doença cardíaca muito frequente. Trata-se de um tipo específico de arteriosclerose, que afeta principalmente os grandes vasos, e está na origem das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial.

Leia Também: Hepatite. A inflamação silenciosa do fígado, explicada por um médico

Dados do estudo, que envolveu mais de quatro mil pessoas (homens e mulheres), acima dos 65 anos, revelam que quem comia mais de uma porção de carne vermelha por dia tinha uma maior predisposição (22%) para ter aterosclerose. Em 10% desses casos, o aumento do risco de doença estava associado às bactérias e nutrientes que compõem este tipo de carnes.

Estas conclusões apontam "um novo alvo para possíveis intervenções e na redução das doenças cardíacas", defende Meng Wang, um dos autores do estudo.

"Quando falamos de riscos para o coração e de doenças de circulação, a dieta que segue é o irá fazer mais diferença", explicou Victoria Taylor, da British Heart Foundation, a maior instituição de caridade de pesquisa do coração do Reino Unido

Quanto a uma possível ligação entre o consumo de peixe, carne de aves e ovos e doenças cardiovasculares, não foram encontrados dados que comprovem uma relação negativa.

Leia Também: Níveis baixos da hormona do stress podem ser indicadores de Covid longa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas