Uma equipa de cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça. defende que existe uma molécula que pode ajudar a prever diabetes antes mesmo de surgirem os primeiros sintomas da doença. É o que revela um estudo divulgado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
Para possibilitar o diagnóstico precoce da diabetes, os investigadores procuraram alternativas simples e acessíveis, como um exame de sangue comum. Neste tipo de teste, quando a molécula 1,5-anidroglucitol (um tipo de açúcar) está em níveis considerados baixos, esse é um indicador de que a pessoa em questão possa vir a desenvolver diabetes.
Leia Também: Tic-tac, tic-tac. Ficar mais de cinco minutos na sanita tem consequência
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: Cancro. O sintoma palpável a que deve estar atento para evitar fatalidade