As autoridades sanitárias indianas reportaram mais de 100 casos de 'gripe do tomate', também conhecida como 'febre do tomate', de origem desconhecida, avança a revista científica The Lancet. A infeção surge com bolhas que se assemelham a tomates, febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações.
Frequentemente confundida com a síndrome mão-pé-boca e até mesmo com Covid-19, a doença foi identificada pela primeira vez no distrito de Kollam, em Kerala. Contudo, o vírus já terá chegado a Anchal, Aryankavu e Neduvathur.
Leia Também: Covid-19. Cidades chinesas testam peixes, caranguejos ou camarões
Para já, está em cima da mesa a possibilidade de este vírus tratar-se de uma nova variante da síndrome mão-pé-boca, uma doença infecciosa comum, causada pelo vírus coxsackie, que ocorre na maioria dos casos em crianças.
Os cientistas ressalvam que grande parte das crianças infetadas tiveram uma infeção anterior por Chikungunya e dengue. Acrescentam ainda que está em causa uma doença endémica, mas muito contagiosa. Como tal, recomendam um isolamento de até sete dias, a contar a partir do inicio dos sintomas, para casos confirmados ou suspeitos. Ainda assim, risco de morte é considerado baixo.
Leia Também: Confirmados 810 casos de infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal