Fazer atividade física com regularidade pode ser um bom aliado na proteção contra a Covid-19. Esta é a conclusão de um recente estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.
Os benefícios para quem faz exercício já eram muitos, agora sabe que pode estar mais protegido contra a infeção. “É a altura de considerar o exercício como medicina”, explicou Yasmin Ezzatvar, um dos autores.
Leia Também: Covid. Tempo de incubação é mais curto a cada nova variante
O estudo analisou outras 16 pesquisas que analisaram a relação entre a Covid-19 e o exercício físico. Foram realizadas entre 2020 e 2021, ainda antes das vacinas serem administradas à população.
Pessoas que faziam exercício com regularidade acabaram por ter menos 36% de hipóteses de ser hospitalizadas e menos 43% de morrer após a infeção. A melhor proteção acontece para quem faz entre 150 ou 75 minutos de atividade moderada a intensa durante a semana.
Também pessoas mais ativas acabaram por ter menos 11% de hipóteses de ser infetadas quando comparadas com grupos mais sedentários.
“Atividade física regular pode contribuir para uma resposta imunitária mais eficaz. Pode também ser benéfico contra outras infeções, não só para a Covid”, continua Yasmin Ezzatvar.
Leia Também: Gravidez ou Covid-19? O sintoma confundido por muitas mulheres