Beber chá ou café quente pode aumentar o risco de cancro

Segundo um novo estudo pessoas que consomem bebidas quentes estão mais em risco de vir a ter cancro do esófago.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/08/2022 18:38 ‧ 26/08/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Bebidas quentes, como chá ou café, são muito reconfortantes, no entanto, podem ser prejudiciais para a saúde. Investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que as pessoas que têm este hábito, podem estar mais em risco de vir a ter cancro do esófago. 

Para o estudo, publicado na revista científica Clinical Nutrition, foram examinados os dados, recolhidos no Reino Unido, de mais de meio milhão de pessoas. O objetivo era analisar quem bebe café, regularmente, e perceber qual é o seu risco de vir a desenvolver cancro. 

No entanto, os resultados do estudo, demonstraram que o consumo de café aumenta, apenas o risco de um tipo de cancro, aquele que afeta o esófago. Ou seja, os investigadores concluíram que as pessoas que bebem café, chá, ou outras bebidas quentes, regularmente, têm um risco, maior em 2,8, de vir a sofrer de cancro do esófago. 

Além disto, foi possível perceber que, para aqueles que preferem as suas bebidas mornas, o risco aumenta, em 2,7. Já quem gosta do seu café ou chá quente, viu o risco aumentar em 5,5 e as pessoas que os bebem muito quentes, estão 4,1 vezes, mais em risco.

Os investigadores afirmam, segundo o jornal The Telegraph, que o calor das bebidas quentes danifica a garganta, aumentando o risco de formação de células perigosas.

Leia Também: O sinal precoce de cancro do esófago que jamais deve ignorar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas