Em pouco tempo, o restaurante O Frade tornou-se um dos espaços mais procurados de Belém, em Lisboa. Desde o final de agosto que tem mais um restaurante na cidade para provar os pratos e petiscos que fazem sucesso na Calçada da Ajuda. O projeto chegou ao Cais do Sodré com a abertura no Time Out Market.
Conta com esplanada virada para o jardim da Praça Dom Luís I e um balcão no interior. Da cozinha saem os vários pratos inspirados na cozinha alentejana, mas não só.
Leia Também: Pasta Non Basta: Há novidades deliciosas (e frescas) para provar
“Temos mais de 150 receitas no receituário de origem d’O Frade e vamos renovando a carta regularmente”, explica Sérgio Frade, um dos responsáveis pelo conceito.
“A nossa ideia é ir adaptando a carta ao público, à sazonalidade de alguns produtos e às criações dos chefs”, continua. Diogo Carvalho é o chef que está agora aos comandos do projeto.
“Continuamos a fazer cozinha de alma alentejana, mas a carta percorre muito do receituário tradicional português, de Trás-os-Montes ao Algarve. A carta no mercado é menos extensa, muito baseada em petiscos.”
A muxama de atum com ovos, o coelho de coentrada, o pato de escabeche, o arroz de pato à Frade ou o xerém de corvina, coentros e limão são alguns dos pratos que estão disponíveis no menu.
Para terminar tem a encharcada ou a mousse de chocolate com hortelã e coco. Tudo isto pode ser acompanhado pelos vinhos de talha. Sempre estiveram entre as opções de bebida n’O Frade. São vinhos que estagiam durante algum tempo em ânforas de barro.
O restaurante está aberto todos os dias a partir das 10 horas. Fecha à meia-noite, mas às sextas e sábados serve até à uma da manhã.
Leia Também: Mais de 90% dos portugueses vão a restaurantes durante as férias