Faz mal misturar melancia e vinho como fez Madalena Bourbon de Linhaça?

É um dos mitos mais recorrentes da alimentação e a anti-novela voltou a puxar o assunto.

Notícia

© Twitter Licínio Freire

Notícias ao Minuto
30/08/2022 16:17 ‧ 30/08/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Num dos últimos episódios de ‘Pôr do Sol’, a anti-novela da RTP1, a personagem Madalena Bourbon de Linhaça (interpretada por Sofia Sá da Bandeira) foi parar ao hospital depois de beber vinho e comer uma fatia de melancia. A ideia não é assim tão descabida como outras que a novela já apresentou nestas duas temporadas. É um dos mitos da alimentação, mas será que é assim tão prejudicial?

Se não viu os últimos episódios da novela, atenção que vem aí spoiler. A ideia de Madalena Bourbon de Linhaça era acabar com a própria vida. Chega à cozinha e, por cima da bancada, tem um copo de vinho e fatias de melancia.

Este era o cocktail perfeito para as intenções da personagem. Acaba inanimada e a ser levada para o hospital.

Leia Também: Série portuguesa 'Pôr do Sol' alvo de pirataria

Segundo o portal da Boa Saúde, loja especializada na venda de suplementos online para emagrecimento, juntar esta fruta com a bebida alcoólica é um dos mitos da alimentação. Não existem estudos que comprovem a teoria, ainda assim, há pessoas a quem esta combinação pode cair mal, normalmente, a quem tem problemas de digestão.

Se fizer a experiência numa taça, percebe que a fruta fica madura. Contudo, o estudo junta outros elementos que fazem com que esta reação não seja assim tão simples.

Misturar os dois não leva à morte, quanto muito pode fazer com que fique com uma indigestão, como explica o livro 'Cem Mitos Sem Lógica', da jornalista Sara Sá e do neurocientista Pedro Ferreira. Ainda assim, terão de ser grandes quantidades. Um copo e uma fatia não têm mal nenhum. Quem é mais sensível, terá de ter mais atenção.

Leia Também: Melancia: 5 dicas para escolher uma das frutas preferidas do verão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas