A celulite é comum nas mulheres. Nos homens acaba por ser mais raro, mas também pode aparecer. As coxas são o alvo mais natural. Mas afinal o que é, como se pode tratar e como prevenir? Saiba tudo.
Afinal, o que é a celulite?
Aparece nas coxas, nas nádegas e até no abdómen. Há casos também nos braços e até no peito. Apresenta-se como uma pele irregular, com algumas covas.
Leia Também: Coma estes alimentos para eliminar a celulite de uma vez por todas
“No fundo, é gordura debaixo da pele. A gordura é empurrada contra o tecido que envolve as células", explica o dermatologista Dendy Engelman. "A pressão força a gordura contra as camadas e cria a tal aparência das covas”, continua.
Quase todas as mulheres acabam por ter
“É muito comum nas mulheres, quase 93% têm. A grande maioria das mulheres tem pelo menos alguns destes tecidos com gordura”, explica o dermatologista.
É inofensiva e não se trata de uma doença
“A celulite não é uma doença. Não dói e também não afeta a saúde física no geral”, conta a dermatologista Tanya Kormeili.
Pode reduzir a celulite com exercício físico
“O excesso de gordura pode ajudar ao aparecimento de celulite. O exercício físico acaba por a minimizar”, esclarece Dendy Engelman. A elevação das pernas e os agachamentos são alguns dos exercícios mais eficazes.
A dieta também acaba por ajudar a reduzir
“Os antioxidantes e o ómega 3 são os melhores amigos no combate à celulite. Ajudam a combater as células de gordura”, diz o médico Bruce Katz.
Pode ser hereditário
As mulheres que têm celulite têm mães, irmãs ou tias também com o mesmo problema. “Acaba por ser algo genético e com influência no peso, apesar de mulheres magras também a possam vir a ter”, explica Dendy Engelman.
Os homens raramente têm
Ainda assim, perto de 10% acabam por ser afetados. “É uma questão anatómica. A pele do homem é ligeiramente mais forte e não permite este aparecimento de gordura visível”, conta Tanya Kormeili.
O melhor é desconfiar dos tratamentos ‘milagrosos’
Existem vários cremes no supermercado e farmácias, mas o melhor é desconfiar. “A eficácia a longo prazo é algo que tem de ser investigado. O ideal é não desperdiçar dinheiro nestes cremes”, avisa Tanya Kormeili.
A cafeína é um bom aliado
“Os cremes com cafeína podem ser os melhores que vai encontrar. É um dos efeitos temporários que a cafeína tem no corpo”, esclarece Dendy Engelman.
Leia Também: Sabe a diferença entre celulite e retenção de líquidos?