O sono é essencial para o bem estar e saúde física e mental. Porém, se mesmo depois de dormir as horas indicadas, acorda cansado ou sonolento, é muito provável que algo de errado se passe.
Deve, por isso, "observar se os sintomas se repetem todos os dias. Esse será um indicador de que o desconforto se deve a algo mais grave do que a má postura ou certos hábitos noturnos", explica Gemma Pidemunt, médica especialista em traumatologia, citada pelo portal MegaNotícias.
Leia Também: A falta deste nutriente aumenta a probabilidade de vir a sofrer um AVC
Veja abaixo os sintomas que não deve mesmo negligenciar:
1- Dormência nas mãos
Acorda com a mão complemente dormente e com uma sensação de formigueiro? Em princípio, não há motivo para alarme. O mais provável é ser o resultado de má postura durante o sono.
"Habitualmente, tem origem neurológica. Ou seja, um nervo pode ter sido comprimido durante a sua trajetória desde a medula espinhal ao nível das vértebras cervicais até a própria mão", esclarece a médica. A boa notícia é que a condição pode ser revertida caso a pressão no nervo seja diminuída.
Leia Também: Risco de arritmia crónica é superior em quem consume esta popular bebida
2- Sensação de formigueiro nas pernas
Menos comum do que a dormência nas mãos, esta sensação deve ser levada muito a sério caso ocorra com frequência. Segundo Gemma Pidemunt, formigueiro nos gémeos, costas, na lateral da perna ou até na planta do pé não deve ser ignorado.
"É preciso estar atento e consultar um especialista se esse formigamento for acompanhado por dor ou se se mantiver ao longo do tempo, pois podem ser patologias como hérnia de disco, ciática ou uma doença lombar degenerativa", alerta.
3- Suor excessivo
Pode ser sintoma de refluxo gastroesofágico ou de apneia do sono. Nas mulheres, o mais provável é tratar-se de um sintoma de menopausa.
Leia Também: 'Assassino silencioso'. Jamais ignore este sintoma aparentemente inocente