Glucocorticoides, um tipo de esteroides usado para reduzir a inflamação, em pessoas com asma, eczema e outros problemas autoimunes, foi relacionado, graças a um novo estudo, com alterações prejudiciais na matéria branca do cérebro.
A equipa de investigadores, responsáveis pela descoberta, afirmam que graças a este estudo talvez seja possível começar a entender a ligação entre estes esteroides e problemas neurológicos. Todas as conclusões foram publicadas na revista científica BMJ Open.
Para o estudo, foram analisados cerca os exames, feitos ao cérebro, de 2,500 pessoas que tomavam glucocorticoides, por via oral ou inalação. Com estas informações, foi possível perceber que tinham quantidades menos matéria branca, quando comparados com pessoas que não usam estes esteroides.
Caso não saiba, matéria branca é o nome dado ao tecido que une os neurónios e o restante sistema nervoso. Ter menos matéria branca pode afetar a forma como cérebro processa informação e a memória. Além disto, também também já foi encontrada uma ligação, entre níveis baixos de matéria branca e problemas psiquiátricos como depressão, ansiedade e irritabilidade.
No entanto, ainda não existem motivos suficientes para ficar alarmado com esta descoberta, segundo os investigadores. Acrescentando que é necessário continuar a estudar esta ligação.
Leia Também: A falta deste nutriente aumenta a probabilidade de vir a sofrer um AVC