Um estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e divulgado na The Lancet, revela aquela que pode ser a salvação para as insónias. Segundo os investigadores, o lemborexant, um medicamento mais conhecido como dayvigo nos Estados Unidos, mostrou-se eficaz.
O lemborexant pertence à família de fármacos designados antagonistas (bloqueadores) da hipocretina, um neurotransmissor que regula a excitação, vigília e o apetite.
Leia Também: Contra as insónias, beba este poderoso sumo
Os cientistas compararam a eficácia de 30 medicamentos usados contra a insónia – aprovados ou não – por 44 mil pessoas, tendo por base 154 estudos clínicos publicados anteriormente. Os participantes foram avaliados quanto à qualidade do sono, os efeitos da interrupção do tratamento e a presença de quaisquer efeitos secundários, como tonturas, náuseas, fadiga, dor de cabeça, e sonolência.
"Muitos medicamentos aprovados – incluindo benzodiazepínicos, daridorexant, suvorexant e trazodona – podem ser eficazes no tratamento agudo da insónia, mas estão associados à baixa tolerabilidade ou não há informações disponíveis sobre os efeitos a longo prazo", escreveram os autores. "A necessidade de tratar a insônia da forma mais eficaz possível é muito importante, pois pode ter efeitos indiretos na saúde do doente", destacou a professora e principal autora do estudo, Andrea Cipriani, à agência de notícias da universidade britânica.
Leia também: Insónias? Esta popular fruta vai ajudá-lo a adormecer num instante