Há um ano a moda em Lisboa eram os cafés com 'waffles' e forma de pénis. Invadiram as redes sociais, mas a verdade é que nem todos os espaços resistiram. O Oolala, na Rua de São Nicolau, no Chiado, foi um deles. Ainda assim, reabriu no final de agosto com um novo conceito: 'chimney cakes', uns bolos enrolados gigantes cheios de toppings.
É uma massa simples, com um toque a canela, que é cortada em fatias finas, enrolada e cozinhada num sistema rotativo. Fica ligeiramente crocante por fora e macio por dentro. Depois a imaginação é o limite com os 'toppings' que pode juntar.
Leia Também: Pasta Non Basta: Há novidades deliciosas (e frescas) para provar
Grande parte deles ficaram do antigo projeto de 'waffles'. É o caso dos chocolates de várias cores, das bolachas, amendoim triturado e granulados. São também vários os gelados que pode juntar por cima deste bolo, também conhecido como chaminé. Doces de morango, mais chocolate e caramelo podem ser adicionados no final. Custam a partir de 5,50€.
O espaço do Oolala continua a não ter mesas para se sentar. É mesmo chegar, escolher os toppings e seguir pela Baixa ou pelo Chiado. Primeiro convém comer o gelado (o bolo funciona como uma espécie de cone) e depois a parte da massa.
O ‘chimney cake’ é um doce originário da Transilvânia, zona a que pertence a atual Roménia. Apareceu ainda no século XIII. Mais tarde espalhou-se por toda a Europa e tornou-se um bolo bastante presente em feiras e festivais.
Vê-se muito na lógica de 'street food', mas também existem espaços físicos a produzi-lo, como é o caso deste no Chiado, em Lisboa.
Leia Também: Já provou bubble tea de pastel de nata? Tem de ir ao novo café de Lisboa