"Cerca de 90% dos cancros estão relacionados com o ambiente e hábitos pouco saudáveis, não com causas genéticas, como habitualmente se pensa", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. E há uma mão cheia de alimentos, identificados pela ciência, que parecem ter uma ação protetora contra doenças oncológicas.
Leia Também: Excedeu-se no fim de semana? 20 alimentos que ajudam a desinchar
Segundo um artigo científico, publicado no jornal Nature Communications, consumir alimentos ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos, ajuda a prevenir o desenvolvimento de cancro. No entanto, o principal autor do documento, Nicola Bondonno, ressalva: "É importante perceber que o consumo de flavonoides não contraria todo o aumento do risco de morte causado pelo fumo e pelo elevado consumo de álcool. De longe, a melhor coisa a fazer pela saúde é deixar de fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcóolicas".
"Tanto o consumo de álcool como o tabagismo aumentam a inflamação e danificam os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de uma série de doenças", sublinha Bondonno, da Universidade Edith Cowan, no Reino Unido.
Leia Também: Más notícias para quem gosta de queijo. Alguns podem ser perigosos
Que alimentos recomendam os cientistas? E em que quantidades? Veja abaixo:
1- Uma chávena de chá (os investigadores não especificam qual);
2- Uma maçã;
3- Uma laranja;
4- 100 gramas (g) de mirtilos;
5- 100 g de brócolos.
Leia Também: Quatro vantagens do tomate de que nunca ouviu falar