Um nódulo ou espessamento da mama ou na zona da axila, detetável ao toque, e sensibilidade ou retração do mamilo são sintomas comuns do cancro da mama. Contudo, existem sinais de alerta mais subtis e desconhecidos pela maioria.
Leia Também: Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'
Ainda que seja um sintoma pouco associado à doença, a secreção ou perda de liquido do mamilo é um realidade. Habitualmente, o líquido é transparente. Em alguns casos, a secreção pode ser rosada ou avermelhada devido à quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos.
"A secreção nem sempre é um sintoma de cancro da mama, pelo que, em primeiro lugar, deve-se observar o padrão do líquido, que pode ter um aspecto lácteo, incolor ou sangrento. Quando a secreção não tem cor ou tem aspecto avermelhado, como se fosse sangue, é preocupante e requer avaliação médica com mastologista", explica a oncologista Ana Carolina Sales, do grupo Oncoclínica DF, no Brasil, ao portal Metrópoles.
A médica explica que a consulta é importante para que a causa seja esclarecida. Se a secreção tiver um aspecto de leite materno, a secreção pode dever-se a mudanças hormonais.
Se tiver um aspeto canguinolento, pode estar relacionado o vírus do papiloma humano, um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papiloma.
Leia Também: Cancro da cabeça e pescoço. Sobreviventes podem deixar de falar ou comer