Depois de uns meses em que as bebidas frias foram a melhor opção, vamos entrar numa altura mais fria do ano. Manter-se hidratado é fundamental, mesmo que seja com sugestões quentes, como é o caso do chá. A água a esta temperatura só lhe traz benefícios, como explica o portal Healthline.
Leia Também: Chá verde ajuda a emagrecer? Saiba o que diz uma especialista
Alivia a congestão nasal
Segurar uma chávena de chá, por exemplo, e inalar os vapores que dela saem é uma boa forma de aliviar a congestão nasal e até a dor de cabeça. Um estudo de 2008 mostrou que uma bebida quente é um grande auxílio contra a dor de garganta e o cansaço.
Ajuda a melhorar a digestão
Pode ser um aliado no sistema digestivo, uma vez que ajuda a dissolver alimentos que o corpo não conseguiu. Convém que seja uma temperatura quente, mas não a escaldar. Dessa forma pode ser prejudicial.
Melhora a função do sistema nervoso central
Um estudo de 2019 mostrou que é uma ajuda na melhoria da atividade do sistema nervoso central, bem como do humor. Pode também acabar por diminuir a ansiedade.
Mantém a hidratação
Pode não saciar, mas a verdade é que a água quente acaba por significar que está a ingerir líquidos. Mesmo numa altura do ano em que não perde tanta água, acaba por ser importante manter-se hidratado.
Diminui os tremores de frios
É uma resposta natural do corpo quando o tempo está mais frio. Desta forma irá conseguir aliviar e a manter a temperatura do corpo mais amena.
Melhora a circulação
Um banho de água quente ajuda o fluxo sanguíneo. Uma ação semelhante é aquela que faz quando bebe um chá quente. À noite acaba por relaxar ainda mais.
Alivia o stress
Da mesma forma que melhora a função do sistema nervoso central, acaba por aliviar os sintomas do stress.
Ajuda a desintoxicar o corpo
Manter-se hidratado ajuda ao funcionamento dos rins. Dessa forma irá continuar a fazer com que as toxinas sejam eliminadas e a diluir os resíduos no sangue.
Leia Também: A infusão de rooibos que devia beber mais vezes ao dia