Há muito que se sabe que o consumo de vegetais contribui para reduzir o risco de cancro do estômago. No entanto, um artigo publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention sugere que os pickles (vegetais conservados numa mistura de salmoura ou vinagre) podem elevar em 50% o risco deste tumor do sistema digestivo.
Leia Também: Somos o que comemos. Eis cinco poderosos alimentos anti-cancro
Para determinarem se o consumo de vegetais frescos e pickles tinham efeitos diferentes no risco de cancro do estômago, nas populações japonesas e coreanas, os investigadores realizaram uma meta-análise de 14 estudos. Assim, concluíram que um elevado consumo de vegetais frescos estava significativamente associado a uma diminuição do risco. Já a ingestão de pickles representava um risco acrescido de cancro do estômago.
"O organismo precisa de algum sódio mas, na maioria dos casos, obtemos todas as nossas necessidades de sódio a partir dos alimentos de forma natural", refere a organização Cancer Council, citada pelo jornal Daily Express.
Leia Também: O hábito alimentar que não está a deixá-lo perder os quilinhos a mais
Este tipo de tumor pode ser difícil de detetar preocemente, pelo que, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, deve estar atento aos seguintes sintomas:
- Indigestão ou sensação de ardor (azia);
- Desconforto ou dor no abdómen;
- Náuseas e vómitos;
- Diarreia ou obstipação;
- Dilatação do estômago, após as refeições;
- Perda de apetite;
- Fraqueza e cansaço;
- Hemorragia (vómito de sangue ou sangue nas fezes).
"Na maioria das vezes, estes sintomas não estão relacionados com um cancro do estômago, e podem, ainda, ser provocados por tumores benignos ou outros problemas de saúde menos graves, como um vírus no estômago ou uma úlcera", ressalva, sublinhando que "só o médico poderá confirmar".
Leia Também: Bebidas (aparentemente inofensivas) disparam risco de AVC e demência