Aparentemente o chá pode ser uma 'arma' eficaz contra a diabetes. É que, segundo um novo estudo, feito na China, pessoas que bebem pelo menos quatro chávenas de chá, por dia, têm uma probabilidade menor, em 17%, de vir a ter diabetes.
Para este estudo, uma equipa de cientistas, na Universidade de Wuhan, na China, analisaram dados recolhidos por 19 estudos e que envolveram mais de um milhão de voluntários, em oito países.
Com estes dados foi possível descobrir que beber entre a uma a três chávenas, por dia, de chá reduziu o risco, em apenas 4%. No entanto, as pessoas que bebiam quatro, ou mais, viram o número aumentar para 17%.
Os autores do estudo dizem que isto apenas é possível graças aos compostos conhecidos como flavonóides, diz a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos, que se encontram no chá. Acrescentando que se tratam de produtos químicos que se produzem, naturalmente, imitam o efeito de antioxidantes e destroem os radicais livres nocivos.
Xiaying Li, autora principal do estudo descreve os resultados como "empolgantes" e afirma que se aplicam a todas as variedades de chá incluindo preto e verde.
Leia Também: Bebida apreciada por muitos pode não ser tão inocente como julga