Criar uma rotina diária antes de ir dormir é importante já que assim, vai conseguir preparar o corpo, gradualmente, para as próximas horas. Para muitos, a rotina inclui comer alguma coisa, no entanto, para pessoas com diabetes pode ser uma decisão difícil de fazer.
Comer algo, antes de ir para a cama, pode "ajudar a prevenir níveis baixos de açúcar, no sangue, durante a noite e/ou altos, pela manhã", diz Elysia Cartlidge, nutricionista, à revista EatingWell.
Então, comer um snack pode ser benéfico para o sono, especialmente se for algo saudável. Assim, garante que o seu sono não é interrompido, durante a noite, pela fome.
A privação de sono pode ter muitas consequências como aumentar os níveis das hormonas do stress que podem, por sua vez, aumentar os níveis de açúcar no sangue. Isto pode transformar-se num 'ciclo vicioso' porque quando seus níveis de açúcar no sangue estão altos, os rins trabalham ainda mais, "fazendo com que urine com mais frequência, e idas frequentes à casa de banho, durante a noite, podem levar a um sono ainda mais perturbado".
Leia Também: Hábitos que ajudam pessoas com diabetes a reduzir o risco de demência
Nem todas as pessoas com diabetes precisam de comer antes de ir dormir. Para o descobrir "tente monitorizar e registar os seus níveis de açúcar no sangue em diferentes alturas, ao longo do dia, inclusive antes de dormir, entre as duas e três da manhã e ao acordar", diz Cartlidge. Depois, fale com o médico, partilhe os resultados, assim vai perceber se precisa, ou não, de um snack noturno.
Se decidir, com o seu médico, que é melhor começar a fazê-lo deve estar atento a outros fatores, diz Amanda Sauceda, nutricionista. Por exemplo, para conseguir fazer a digestão, corretamente, deve comer, pelo menos, 30 minutos antes de dormir.
Além disto, idealmente, deve garantir que o snack conta com um carboidrato complexo, ou seja, com fibra, e é acompanhado por uma proteína e gordura saudável. Combinar estes nutrientes vai prevenir possíveis picos de açúcar no sangue. É também importante lembrar-se que isto é um snack e não uma refeição. Isto é, deve ter cuidado com as porções, para não comer mais do que deve.
Cinco snacks recomendados por nutricionistas:
- Abacate com fatia de pão integral
- Pão integral com manteiga de amendoim
- Iogurte grego com frutos vermelhos
- Húmus com vegetais ou fruta
- Tostas integrais com queijo
Leia Também: Beber chá todos os dias pode reduzir risco de vir a ter diabetes