Existem vários fatores que podem ter impacto, significativo, nos sintomas provocados pela menopausa e, recentemente, foi adicionado mais um à lista. Investigadores dizem que abuso físico e sexual, no início da vida, pode resultar em sintomas mais fortes de menopausa.
Para o estudo, publicado na revista científica Menopauses, foram analisadas, ao longo de duas décadas, quase 700 mulheres.
Entre estas mulheres, 37,3% relatou um histórico de abusos físicos e sexuais e, além disto, também relataram piores sintomas da menopausa e pior saúde no geral, assim como um aumento nos sintomas de depressão.
A este número acrescentam-se outros 7,7% de mulheres que relataram, apenas abuso sexual, ao qual também foram associados piores sintomas da menopausa e problemas de saúde geral.
Outros fatores psicossociais como instabilidade financeira, também podem afetar a gravidade de sintomas, dizem os investigadores. Lembre-se que, normalmente, os sintomas de menopausa incluem ondas de calor, distúrbios do sono, ansiedade e alterações de humor.
Leia Também: Mitos comuns sobre a menopausa em que não deve acreditar