Muitas vezes só muda a fronha, mas a verdade é que própria almofada tem de ser lavada. Quando começarem a aparecer manchas amarelas é o sinal de alerta. Será que as pode lavar na máquina? Sim, sem problema. Pode até o ter feito, mas a coisa acabou por não correr bem. Faltavam-lhe as dicas de um especialista.
Leia Também: O truque de limpeza que (muito provavelmente) nunca ninguém lhe ensinou
Robin Wilson, especialista em limpeza, explicou ao portal Techradar que quase todos os tipos de almofadas podem ser lavados desta forma. Falamos das que são sintéticas, de algodão ou de penas.
Ainda assim, deve manter longe deste método de lavagem as de espuma de memória e também as de látex. “Nesses casos, vai acabar por estragar o enchimento. Aqui deve esfregar com água morna e um pouco de detergente. Faça movimentos circulares até que as manchas comecem a sair”, explica Robin Wilson.
Quando colocar as almofadas na máquina certifique-se que não está muito cheia. “É importante que tenham espaço para se movimentar. Dessa forma não irão ficar bem limpas”, continua.
No máximo coloque duas almofadas a lavar ao mesmo tempo. Em relação ao detergente, pode usar o habitual, mas em menor quantidade. “Use metade da quantidade que costuma colocar.”
Já no que diz respeito à temperatura, o melhor é sempre ver a etiqueta. Por norma, as penas, sintéticas e de algodão é melhor terem a água morna. A centrifugação também deve ser usada para que depois o processo de secagem seja mais rápido.
Se tiver essa opção, pode secar as almofadas na máquina. “Adicione duas bolas de ténis durante o ciclo. Desta forma ficam não ficam desformadas e com grumos.”
Leia Também: Deixa a roupa molhada na máquina de lavar durante várias horas?