Pode confessar que já acordou algumas vezes com a almofada cheia de baba. Não se preocupe que pode acontecer. Médicos especialistas dizem que é bastante comum. Apesar de não ser um problema, existem algumas razões que o justificam.
Leia Também: Dormir com a porta do quarto fechada é mais seguro. Saiba porquê
O portal Parade falou com Marri Horvat, especialista do sono, para perceber melhor esta questão que afeta muitas pessoas.
"Durante o dia, como fica na vertical, a saliva é engolida com a ajuda dos músculos da boca, língua garganta e ainda da gravidade", explica.
"Quando dorme, e está na horizontal, acaba por perder o benefício da gravidade. Além disso, às vezes a posição da boca limita os músculos e a forma como controlam a saliva", continua.
A baba é algo normal, mas se for excessiva convém falar com um médico especialista. "Se for em demasia e a pessoa tiver alguma fraqueza muscular, pode levar a um evento de asfixia", alerta.
Existem algumas razões que podem justificar o aparecimento de baba. Conheça-as.
Dorme sempre de lado
"As pessoas continuam a produzir saliva enquanto dormem. A gravidade irá fazer com que a saliva vá para baixo", conta Marri Horvat.
Dorme de boca aberta
Há quem só consiga dormir de boca aberta. Além de ficar mais seca, pode levar a uma maior produção de saliva que sai para a almofada.
Comeu alguma coisa que aumentou a produção de saliva
Alimentos com alto teor de açúcar e ácidos podem aumentar a produção de saliva. A médica aconselha a não os consumir antes de ir para a cama, pelo menos umas três a quatro horas antes.
Tem congestão nasal
Pode fazer com que respire muito mais pela boca, o que afeta a produção de saliva.
Leia Também: Cinco mudanças que deve fazer no quarto para dormir melhor