Quem está a fazer um tratamento a antibióticos é sempre aconselhado a não misturar os fármacos com álcool. É um dos alimentos a evitar, mas existem outros que não deve ingerir. Podem acabar por ser prejudiciais e até diminuir o efeito.
Leia Também: Bastonário dos Farmacêuticos diz que é preciso rever preços dos genéricos
O portal Best Life falou com a consultora de nutrição Kelsey Lorencz para perceber os alimentos que deve evitar se está a tomar algum tipo de antibiótico. Descubra-os.
Toranja
Sumos de frutas devem ser sempre evitados, mas em especial o da toranja. “ Sumos de toranja, laranja e maçã têm potencial para interferir com a eficácia dos antibióticos. A toranja, por exemplo, aumenta a potência de muitos medicamentos e torna-se perigoso misturar os dois”, refere Kelsey Lorencz.
Laticínios
“Os produtos lácteos, incluindo leite, queijo e iogurte, podem reduzir a eficácia de alguns antibióticos devido ao alto teor de cálcio", continua. “O cálcio mistura-se com os antibióticos e pode impedi-los de fazer o ‘trabalho’.”
Alimentos enriquecidos
Acontece com alguns leite vegetais, por exemplo, aos quais são acrescentados alguns minerais, como cálcio.
Álcool
“Pode tornar o medicamento menos potente ou mais potente, o que não se deseja quando toma um antibiótico.” Além deste existem outros medicamentos que não deve ser misturados com álcool. “Podem tornar-se tóxicos e prejudiciais para o corpo.”
Leia Também: Boca seca? Tomar estes medicamentos pode ser uma das causas