A ideia de que a acne é um problema cutâneo reservado a adolescentes já lá vai há muito. Na realidade, há quem nunca se tenha visto livre dela. Volta e meia, damos por nós muito para lá dos 18 anos a sofrer com aquelas pavorosas marcas de borbulhas difíceis de ocultar e pontos negros que teimam em não desaparecer da ponta do nariz e mexem com a nossa autoestima. Se está a acenar com a cabeça enquanto lê isto, não desespere. Não há milagres, mas existem produtos que podem ajudá-lo.
O sérum preto Anti-Imperfeições PureActive de Garnier, a mais recente novidade da marca, que faz parte da L'Oréal, promete ser um aliado no tratamento da acne, manchas e pontos negros. E vem bem guardado dentro de uma garrafa feita com 25% de vidro reciclado, embalada numa caixa de papel. Melhorar a sua pegada ecológica é, aliás, um dos grandes objetivos da Garnier, que deixou de testar em animais em 1989 e oficializou a decisão, em 2019, com a introdução do logótipo Leaping Bunny.
Este novo produto alia o poder da ciência à natureza. Na sua composição encontra desde carvão de origem natural, que ajuda a purificar e a matificar a pele, e niacinamida (também conhecida como vitamina B3), com propriedades calmantes, aos ácidos lático e salicílico, esfoliantes que ajudam a dissolver as células mortas da pele na superfície.
© Garnier
A Garnier adianta que testes clínicos realizados em 43 indivíduos demonstraram que, imediatamente após a primeira utilização, a pele fica mais lisa e matificada e que, em sete dias, a textura da tez parece refinada e o tom mais uniforme. Em 28 dias, as borbulhas, pontos negros, poros, marcas residuais e vermelhidão vão sendo reduzidos, acrescenta.
Após a aplicação do sérum durante 28 dias, duas vezes ao dia, os voluntários apresentavam menos 25% de imperfeições e a textura da pele ficou mais suave (+26%). Não-comedogénico, o produto é indicado para pele sensível. E, apesar da cor, pasme-se: não deixa quaisquer resíduos negros na pele.
Joana Fernandes, marketing director skin, body & sun care da Garnier, revelou ao Lifestyle ao Minuto que a "saga dos séruns" é para manter, com novos lançamentos previstos para o início do próximo ano. "É um legado que vai continuar nos próximos meses", disse, durante a apresentação das novidades, adiantando que a marca irá apostar na hidratação "num futuro próximo".
Leia Também: Novidades de beleza para tratar melhor de si e arrasar no outono
A rotina fica completa com a nova água micelar Jelly Purificante de SkinActive que, segundo a Garnier, reduz os pontos negros em apenas uma semana. Sim, leu bem. O carvão e o ácido salicílico, conhecidos pelas suas ações desintoxicantes, ajudam a purificar e a reduzir as imperfeições.
Um teste, realizado junto de 108 mulheres, revela que, após a primeira utilização, 97% das consumidoras sentiram a pele mais lisa e matificada e 82% sentiram que o produto removeu todas as impurezas.
Mais: um estudo clínico feito com 58 voluntários sugere que, numa semana, é possível ficar com menos 29% de pontos negros e de 44% de imperfeições.
© Garnier
Dermatologicamente e oftalmologicamente testada, esta água micelar, disponível numa embalagem feita de plástico 100% reciclado e reciclável, foi testada em pele oleosa propensa ao acne. Não comedogénica, é indicada para pele sensível.
Como utilizar? Não podia ser mais simples: basta passar a água micelar no rosto com um algodão ou, se preferir, diretamente com os dedos. Deve repetir este gesto todas as manhãs e antes de ir dormir.
Mas, calma, que zelar pela sua pele não é sinónimo de 'rombo' na carteira. O sérum preto Anti-Imperfeições PureActive de Garnier, já disponível nas grandes superfícies nacionais, e a água micelar Jelly Purificante, brevemente à venda, têm preços recomendados de 10,90 euros e 7,99 euros, respetivamente.
*O Lifestyle ao Minuto esteve em Madrid, Espanha, a convite da Garnier
Leia Também: Sephora. 12 novidades que deve incluir no seu carrinho de compras