A naltrexona, medicamento usado no tratamento de toxicodependentes, pode ser uma alternativa terapêutica para pessoas com Covid longa. A hipótese foi posta em cima da mesa por investigadores da iniciativa Recover do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Leia Também: A (possível) razão pela qual nunca teve Covid-19, segundo cientistas
Os cientistas estão a realizar testes clínicos para analisar os efeitos do fármaco em indivíduos com Covid prolongada. Numa primeira fase, analisaram o impacto da substância em 218 pacientes. Destes, aproximadamente 160 (74%) apresentaram melhorias.
A naltrexona é administrada através de um pequeno implante na parede inferior do abdómen. O procedimento exige anestesia local e os efeitos da substância duram por até seis meses.
Segundo os autores do estudo, uma dose baixa de naltrexona pode reverter a fadiga crónica e a confusão mental, dois sintomas associados a esta condição. Ainda que os resultados sejam promissores, os especialistas alertam que o tratamento pode não funcionar para todas as pessoas, uma vez que a Covid-19 longa manifesta-se de diferentes formas e existem, pelo menos, 62 sintomas associados a esta condição, como problemas respiratórios crónicos, insónias e problemas intestinais.
Leia Também: Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual