Tratamento com banana é eficaz contra todas as variantes de Covid-19

Investigadores estão a desenvolver um novo tratamento, utilizando proteína de banana, que pode funcionar contra todas as variantes do coronavírus.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/10/2022 10:07 ‧ 24/10/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Está a ser desenvolvido, nos Estados Unidos, um tratamento que utiliza proteína de banana e que "oferece esperança para um novo medicamento que funciona contra todas as variantes do coronavírus", diz o Yahoo!News. 

Segundo o portal, o tratamento foi pensado ainda antes da pandemia e tinha como alvo a gripe, no entanto, quando a Covid-19 surgiu os esforços foram redirecionados. 

Assim, descobriram que este tratamento, apenas testado, até ao momento, em animais, também funciona contra este vírus. Algo que foi relatado num estudo publicado na revista científica Cell Reports Medicine

Leia Também: Covid-19. Mulheres têm duas vezes mais hipóteses de ter doença prolongada

O tratamento tem como base um produto químico, com o nome H84T-BanLec, que é derivado de uma proteína isolada da banana.

Até agora o tratamento tem conseguido resultados positivos seja quando é "administrado sistemicamente ou pelo nariz em modelos animais, ou profilático ou terapeuticamente no início da doença", afirma David Markovitz, professor de medicina interna da Divisão de Doenças Infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. 

Agora, a equipa de investigadores, composta por Markovitz, espera conseguir avançar para os testes em humanos. Para já, estão a considerar que o tratamento possa ser feito com um spray nasal ou gotas, afirmando que será ideal para proteger ou tratar coronavírus, assim como gripes em situações sazonais e pandémicas, diz o portal. Além disto, esperam utilizar, no futuro, o H84T-BanLec contra o cancro. 

Leia Também: Covid-19. Novo tratamento mostra-se promissor contra doença grave

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas