Por vezes, as datas de validade são apenas indicadores de qualidade. Não significa logo que um produto está estragado. É o que acontece com os ovos, por exemplo. A data pode já ter passado e os ovos continuam bons para serem consumidos.
Leia Também: The Yeatman. Os novos pratos Michelin com vista para o Douro
O portal Reader’s Digest, tentou perceber o que pode acontecer a quem come ovos fora do prazo de validade. Uma das questões trata-se de perceber se o ovo está ou não estragado. Se notar alguma coloração ou cheiro depois de abrir, o melhor é não cozinhar.
De uma forma rápida pode também fazer o teste num copo com água. Se for ao fundo, indica que está bom. Já se boiar é sinal que se formou ar no interior e que não o deve consumir.
A data de validade é indicativa e está tanto nas caixas como marcada nos próprios ovos. Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados.
Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.
Se permanecerem entre quatro a sete dias, pode ter criado alguma inflamação mais grave. É raro, mas pode acontecer. O melhor, nesta situação, é consultar um médico.
Leia Também: É seguro comer ovos mal cozidos? Saiba o que dizem os especialistas