Estar atento a potenciais sinais é fundamental no cancro da mama. Outubro é o mês de prevenção desde cancro, que culmina com o Dia Nacional este domingo, dia 30. É o mais comum entre as mulheres e a segunda causa de morte por cancro. O exercício físico pode ser um bom aliado para o prevenir.
Leia Também: Primark lança coleção para mulheres que sofreram de cancro da mama
O portal Eat This, Not That falou com alguns especialistas e juntou alguns estudos para mostrar quais são as melhores atividades que pode fazer. Limitar a quantidade de álcool que ingere é uma das dicas.
Já nos exercícios explicam que não existem uns melhores do outros, o importante é fazer algum. É dito que os adultos devem fazer no mínimo 150 minutos de exercício por semana, de intensidade moderada.
O médico Mike Bohl exemplifica alguns. É o caso da caminhada, bicicleta, natação ou outros que aumentem a frequência cardíaca. Correr é outro dos indicados, se bem que é de intensidade mais elevada. Pode também considerar o levantamento de pesos.
“Uma boa rotina que pode ajudar a prevenir o cancro de mama passa por ir ao ginásio algumas vezes por semana e dividir o tempo entre o máquinas de cardio e as máquinas de musculação”, revela o médico.
Além do cancro da mama, a prática de exercício ajuda na prevenção de outras doenças, como o cancro do rim, da bexiga ou do estômago.
“Um estudo concluiu que entre as mulheres que incorporaram o exercício na rotina há alguns anos, mas depois se tornaram menos ativas, alguns dos efeitos protetores do exercício começaram a desaparecer”, explica Mike Bohl.
Leia Também: Cancro de mama metastático? Especialista pede mais apoio na integração